O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) autuou hoje seis lojas durante a Operação Dia das Crianças, por comercialização de brinquedos sem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Duas delas estão localizadas na Rua 25 de Março – tradicional ponto de comércio popular da cidade de São Paulo.

Ao todo, a fiscalização foi realizada em 35 lojas. Além das duas autuações aplicadas na 25 de Março, o Ipem-SP autuou um estabelecimento comercial no centro de Osasco, na região metropolitana de São Paulo, e outras três lojas do Shopping Ibirapuera, na zona sul da capital. Foram examinados 51.227 produtos, dos quais 227 estavam irregulares por não ostentarem o selo do Inmetro. Na operação, foram fiscalizados brinquedos, bicicletas infantis e dispositivos de retenção automotivos para crianças (cadeirinha, bebê conforto e assento de elevação).

“Nossa meta é que esse índice de irregularidades chegue a zero, porque brinquedos que não são certificados pelo Inmetro têm que estar fora das gôndolas. O consumidor precisa estar ciente de que representam riscos para a segurança e saúde das crianças”, explica o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula. As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao Departamento de Análise e Gestão de Processos do Ipem, que definirá multa que varia de R$ 100 a R$ 50 mil, dobrando na reincidência.