Atendendo solicitação do Inmetro, o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná – Ipem – estará iniciando na próxima segunda-feira (05) a ?Operação Especial Verde-Amarelo?, para a fiscalização de artigos têxteis à venda no mercado, com enfoque em produtos caracterizados para a Copa do Mundo.

Periodicamente, equipes de fiscais treinadas pelo Inmetro fazem uma verificação geral no mercado. Tal verificação consiste na constatação da existência de etiqueta indicando a composição do tecido – se o tecido tem somente fibras naturais ou se há também fibras sintéticas e qual a proporção de cada – e se ela está escrita em língua portuguesa. Além disso, é obrigatório constar na etiqueta o CNPJ do fabricante, tamanho e instruções para conservação e limpeza.

Quando os fiscais encontram evidências de que as informações contidas na etiqueta não são verdadeiras, o produto é coletado e submetido a análise por um laboratório credenciado para a verificação da fidelidade das informações. Dessa forma, o Ipem atua na proteção do consumidor garantindo que sejam retirados do mercado produtos cuja composição não atende às especificações declaradas pelo fabricante.

A Gerência de Fiscalização de Produtos com a Conformidade Avaliada do Ipem estará mantendo a rotina de suas atividades na área de têxteis, mas dará ênfase especial na próxima semana à fiscalização desses produtos ligados à Copa do Mundo. A ?Operação Especial Verde-Amarelo? deverá se estender até o dia 9, data de abertura do campeonato mundial, na Alemanha.