Começou a coleta dos produtos natalinos postos à venda no comércio de todo o Estado do Paraná. O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná – IPEM, através de sua sede central em Curitiba e de suas regionais no interior, está fiscalizando produtos específicos de consumo nas festas de fim de ano, como panetones, castanhas, nozes e passas. O objetivo é conferir se o consumidor está levando para casa produtos com qualidade em conformidade e os técnicos do instituto verificam se as dimensões e o peso dos produtos estão de acordo com o que está detalhado na embalagem.

Leonaldo Paranhos, presidente do IPEM, explica que o instituto aproveita períodos de festas para verificar produtos que estão no mercado em maior demanda nessas épocas. Assim, na Páscoa, por exemplo, o alvo são produtos de chocolate; em junho, mercadorias para festas juninas; em outubro, brinquedos (Dia das Crianças); no fim do ano, produtos natalinos. “Com a verificação de produtos de época, é possível executar um trabalho que apresenta tranqüilidade de consumo ao cidadão, tendo em vista que a variedade e a oferta de produtos são grandes” – explica Paranhos.

Os técnicos do IPEM estão visitando os estabelecimentos comerciais para fazer, no local, pré-exames. Em alguns casos, os produtos são pesados na presença do proprietário ou representante da loja. Se surgirem indícios de irregularidade, serão recolhidas amostras para exames em laboratório. Os proprietários ou representantes da loja são sempre convidados para acompanhar os exames. Já outros artigos, como panetones e garrafas de vinho e espumantes, são coletados para sere examinados no laboratório do instituto.

Leonaldo Paranhos enfatiza que o laboratório de pré-medidos do IPEM atualmente é um dos mais modernos da Rede Nacional de Metrologia Legal.