Termina na próxima sexta-feira (10) o prazo para pagamento do IPTU com 7% de desconto. A bonificação é concedida para quem quitar o imposto em cota única. A outra opção do contribuinte é fazer o pagamento parcelado em dez vezes.

Em caso de extravio do carnê do IPTU, a segunda via pode ser retirada pela internet, no portal da Prefeitura de Curitiba, ou pessoalmente em qualquer uma das Ruas da Cidadania, e ainda no prédio central, no Centro Cívico.

O IPTU 2006 teve um reajuste de 5% em relação ao ano anterior, que corresponde apenas à atualização monetária sobre o valor cobrado em 2005. O percentual é menor que o índice de inflação medido pelo IPCA, que fechou o ano em 5,68%, o que significa que não houve aumento real de imposto.

No total, o lançamento do IPTU 2006 abrange 562 mil imóveis da capital. Destes, 398 mil são imóveis residenciais, 108 mil não-residenciais e 55 mil terrenos vagos. Segundo o diretor de rendas mobiliárias da Secretaria Municipal de Finanças, Altevir Bello dos Santos, 63 mil imóveis residenciais estão isentos do pagamento do IPTU. São os que se enquadram dentro dos critérios definidos para isenção: imóveis de uso residencial de até 70 metros quadrados, padrão de acabamento simples e valor venal inferior a R$ 26.100,00.