A simplificação do processo de criação e finalização de empresas, e a modernização de sistemas, serão os principais temas do XXI Encontro Nacional do Registro do Comércio (Enarc), promovido pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar), que acontece a partir de hoje, em Curitiba. O evento, que tem parceria com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDCI), por meio do Departamento Nacional do Registro do Comércio (DNRC), será realizado até sexta-feira (8), no 1.º andar do Grand Hotel Rayon.

Especialistas e técnicos da área participam do encontro, que conta também com o apoio da Associação Nacional dos Presidentes de Juntas Comerciais (Anprej). ?Todas as informações de simplificação na abertura de novos negócios, na legalização de empresas hoje na informalidade, e na tecnologia do Registro Mercantil para o desenvolvimento social e econômico brasileiro serão apresentadas?, explica o presidente da Jucepar, Júlio Maito Filho.

Segundo ele, esse evento só vem a somar com a política do governo do Paraná, que é facilitar os procedimentos de criação de empresas e oferecer incentivos fiscais aos empreendimentos paranaenses. ?Hoje o Paraná é exemplo para todo o país. E o resultado disso foi que, em quatro anos, mais de 170 mil empresas surgiram no Estado?, diz.