Não são apenas os clientes que fazem a festa em datas comemorativas. Os lojistas aproveitam alguns períodos para abrir a temporada de descontos e lançar as novas coleções. É o caso do mês de agosto, que, além do Dia dos Pais, marca a chegada das peças de verão.

Juntamente com o Natal, Dia das Mães, Crianças e Namorados, o Dia dos Pais forma o "quinteto fantástico das vendas", de acordo com os lojistas. O superintendente do Shopping Cidade, Willian Furtado, lembra que cada data tem uma característica própria, mas todas são grandes oportunidades de atrair os clientes e aumentar o volume de vendas. "As pessoas saem de casa nessa época para pesquisar e acabam ficando mais propensas às compras", avalia.

Com a aproximação do Dia dos Pais e da temporada de liquidações, os shoppings de Curitiba prevêem um aumento significativo no movimento esta semana. O Shopping Cidade, por exemplo, estima que o fluxo de pessoas aumente 25% em agosto, comparado com 2006.

Já em termos de vendas, Furtado acredita que o volume cresça em torno de 13%, em relação ao mesmo período do ano passado. "Essa é uma época tradicional de compras, quando as pessoas vão aos shoppings em busca de promoções. Em 2006 já tivemos um ótimo desempenho, até porque estamos nos posicionando como um shopping de compras", destaca.

As promoções lançadas pelos lojistas nessa época contemplam abatimentos de até 60%, além de ações como "pague 1, leve 2", bônus para compras de Natal, entre outras.