A procura por imóveis no estado do Paraná seguiu aquecida no mês de agosto, com altas nas vendas e nas locações. O balanço do setor imobiliário realizado pelo Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar) registrou um sensível aumento na procura por imóveis, em especial, na venda e locação de espaços comerciais.

A locação de casas com essa finalidade cresceu 6,3% em relação a agosto de 2009, já a venda de conjuntos comerciais subiu 27% na comparação com o mesmo período. “O mercado imobiliário como um todo está bom. As pessoas estão procurando imóveis mesmo com os preços reajustados”, analisa o presidente do Inpespar, Luiz Fernando Gottschild.

“Isso sinaliza o bom momento de nossa economia e a confiança das pessoas na continuação desses índices de desenvolvimento”, complementa. O Inpespar projeta que para os próximos meses os preços se mantenham estáveis e a procura permanecerá aquecida.

Fiador

Dentro desse contexto, a partir da próxima segunda-feira (dia 20), os locatários poderão contar com mais uma modalidade na hora de oferecer garantias para o locador.

Até agora, o cheque caução, o seguro-fiança e o fiador, eram as alternativas mais usuais oferecidas pelas imobiliárias no momento do inquilino deixar algum tipo de garantia no cumprimento do contrato de aluguel.

No entanto, a partir da próxima semana, os novos inquilinos poderão contar com mais uma modalidade de garantia de pagamento, o Brasilcap, um título de capitalização desenvolvido pelo Banco do Brasil que, no Paraná, será, inicialmente, disponibilizado pela CSI Corretora de Seguros às imobiliárias interessadas em oferecer a alternativa aos clientes.

“Há 10 anos, as imobiliárias contam apenas com a Sulacap, título de capitalização com objetivos semelhantes ao Brasilcap, que foi desenvolvido pela Sulamérica e também vem sendo distribuído pela CSI. A grande novidade, agora, é o lançamento de um produto com o aval do Banco do Brasil que, provavelmente, deverá absorver uma parcela considerável dos usuários do seguro-fiança que, hoje, representam 10% dos locatários”, avalia o diretor da CSI, Alfredo de Castro.

O procedimento de aquisição do Brasilcap, no Paraná, se dará por meio das imobiliárias cadastradas pela CSI. Já existem 152 cadastradas, mas a tendência é que o número cresça consideravelmente após o lançamento do produto.

O valor do título vai variar conforme a caução cobrada pela imobiliária e a vigência será de 30 meses.”O título será a garantia do aluguel e, ao final do contrato, o locatário vai receber o valor integral corrigido pela TR”, explica Castro.

Além disso, assim como em qualquer título de capitalização, o inquilino concorrerá a sorteios mensais no valor aproximado de 24 vezes o título. Outra vantagem agregada ao novo produto do BB será a assistência residencial básica.

Ela será disponibilizada no momento da aquisição do título, sem custos e, o titular poderá usar em situações onde serviços de manutenção hidráulica ou elétrica, por exemplo, se façam necessários.

“Mas o principal ganho está no retorno do dinheiro, ao contrário do que ocorre com o seguro-fiança, modalidade na qual se paga um percentual mensal sobre o valor do aluguel e não há ressarcimento”, compara Castro.