O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou hoje o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2009, que registrou o crescimento de 1,9% e relação ao primeiro trimestre. “O PIB demonstra que a economia brasileira está se recuperando”, disse Lula, em discurso na visita ao estaleiro do Porto de Suape, em Ipojuca (PE).

Lula disse que no início da crise financeira, parte da sociedade brasileira preferiu acreditar mais “em manchetes de jornais do que nas avaliações otimistas do governo” de que o País estava preparado para enfrentar as turbulências. “Este país estava muito mais preparado do que os Estados Unidos e União Europeia, porque o povo fez sacrifício”, afirmou.

Ele reclamou especialmente de empresários, que chegaram a dar férias coletivas em dezembro e janeiro, interrompendo os investimentos. “Muitas pessoas preferiram acreditar numa mentira bem contada do que numa verdade nua e crua. Parte da sociedade brasileira entrou em pânico, porque acreditou mais nas manchetes do jornal do que naquilo que agente falava”, disse.

Lula lembrou que em dezembro foi criticado por ter feito um discurso em cadeia de rádio e TV pedindo para as pessoas continuarem consumindo para evitar o desemprego na indústria.

“Graças ao povo brasileiro, sobretudo à parte mais pobre, a economia sobreviveu. Hoje, com muito orgulho, digo que os dados do IBGE mostram que não estávamos tão errados como se acreditou”, ressaltou.