De acordo com o Sindicato dos Empregadores Domésticos do Estado do Paraná (Sedep), a habitual dificuldade para encontrar trabalhadores qualificados vem persistindo no Estado. Para o órgão, também faltam cursos de capacitação na praça, o que poderia preencher a lacuna do perfil requisitado pelos patrões no mercado de trabalho.

O Sedep ressalta que semanalmente novas vagas são abertas em todo o Estado. Até ontem, eram oferecidas 26 vagas para empregados domésticos na Agência do Trabalhador de Curitiba.

No entanto, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social afirma que os candidatos não chegam a atender as exigências mínimas dos patrões, como experiência mínima de seis meses e carta de referência.

Segundo o presidente do sindicato, Beto Carvalho, os empregadores têm levado o dobro de tempo para encontrar a pessoa com o perfil desejado. Entre as qualificações, Carvalho destaca a etiqueta, que, segundo ele, encabeça o principal fator que faz com que os trabalhadores estejam em falta. “Todos querem pessoas que tenham responsabilidade, saibam agir corretamente e que tenham assiduidade”, diz.

Curso

Um exemplo de que a capacitação pode ser o diferencial vem de São José dos Pinhais. Desde 2005, a prefeitura mantém o curso destinado a empregados domésticos. Segundo a coordenadora do Centro de Capacitação Para o Trabalho, Adriana Picussa, os alunos aprendem a economizar materiais de limpeza e a usá-los de modo adequados.

“Nós trabalhamos também com a autoestima das pessoas. Durante o curso elas acompanham palestras com profissionais de áreas que envolvem o trabalho doméstico, como as do direito”, afirma.

Adriana conta que há uma fila de patroas a espera dos alunos do curso. Segundo ela, quase que a totalidade das pessoas que fizeram o curso foram absorvidas pelo mercado de trabalho.

O curso para domésticas deve abrir 20 vagas no segundo semestre. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3381-5805. Sugestões sobre economia popular podem ser enviadas para emprego@oestadodoparana.com.br