Preocupado com o drama vivido pelos 33 mineiros resgatados ontem de uma mina no Chile, o ministro de Minas e Energia do Brasil, Márcio Zimmermann, pediu ao secretário de Geologia e Mineração do ministério, Claudio Scliar, o levantamento sobre como estão as normas de segurança do setor no Brasil. “Pedi uma avaliação sobre a segurança para saber se nossas normas estão atendendo a todos os requisitos”, disse Zimmermann, após participar de reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

Segundo ele, o estudo sobre as normas de segurança no Brasil será feito pela Secretaria de Geologia e Mineração do ministério e pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Zimmermann lembrou que o Brasil possui exploração mineral em galerias profundas, como era o caso da mina chilena, principalmente em jazidas de carvão na Bahia e em Minas Gerais. O estudo deverá ser desenvolvido ao longo das próximas semanas.

Zimmermann aproveitou para felicitar as autoridades chilenas pelo trabalho de resgate e também os mineiros “por terem mantido a calma e a união”.