O ministro interino de Minas e Energia, Nelson Hubner, disse nesta sexta-feira (28) que o governo pode autorizar, em 2008, a mistura de 3% de biodiesel ao diesel mineral vendido no País. A partir da próxima terça-feira, a adição de 2% do biocombustível será obrigatória. "Esperamos ter uma autorização para a mistura de 3% em 2008", disse o ministro. Ele explicou que, se houver autorização, o aumento da proporção de 2% para 3% de biodiesel será opcional.

Pela lei que rege o setor de biocombustíveis, depois da obrigatoriedade dos 2% em 2008, os postos e distribuidoras terão que aumentar a adição de biodiesel para 5% em 2013. Nesse meio tempo, porém, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) pode autorizar aumentos (não obrigatórios) na proporção da mistura. Hubner reiterou que o governo examinará a possibilidade de antecipar o início da obrigatoriedade da mistura de 5% de 2013 para 2010.

O ministro comentou que algumas empresas de transporte coletivo urbano em São Paulo, Curitiba e Salvador já usam, em caráter experimental, misturas de até 20% de biodiesel nos motores de seus ônibus.