De janeiro até a primeira quinzena do mês de junho deste ano, o Porto de Paranaguá movimentou 67.041 veículos, contra 38.819 no mesmo período do ano passado. O resultado representa um aumento de 73% na movimentação geral de veículos no porto paranaense e está associado à infra-estrutura e ao índice zero de acidentes na operação de carga e descarga dos navios.

?Além da nossa infra-estrutura, a prancha exigida em Paranaguá (embarque mínimo em um período de seis horas) atrai os armadores, que estão cada dias mais preocupados com eficiência e produtividade?, avaliou o superintendente Eduardo Requião. A meta mínima exigida pelo terminal público é de 150 carros por hora.

Considerando as exportações, Paranaguá também tem registrado alta: foram 51.668 veículos exportados, o que representa um aumento de 66% em relação a 2006. As importações também tiveram um acréscimo: foram 15.373 veículos contra 7.613 em 2006, um aumento de 102%.

O Porto de Paranaguá tem recebido, em média, 10 navios que movimentam carros por mês. Nesta terça-feira (19), mais um navio do tipo Roll on-Roll off (navio com rampa por onde os veículos entram e saem de bordo diretamente para o cais) atracou em Paranaguá para movimentar 2.180 veículos de uma só vez.

A embarcação italiana Grand Francia veio da Argentina com 821 carros do modelo Space Fox (da Volkswagen) para importação e vai carregar 1.359 dos modelos Fox e Cross Fox (também da Volkswagen), que serão exportados para a Alemanha.