A “irresponsabilidade” do sistema financeiro norte-americano é a responsável pela crise econômica global, afirmou nesta quarta-feira (1º) o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin. “Tudo o que está ocorrendo agora nas esferas econômica e financeira começou nos Estados Unidos”, disse Putin.

“Isso não é a irresponsabilidade de indivíduos específicos, mas a irresponsabilidade do sistema, que necessita de liderança”, completou. Putin deu as declarações durante uma reunião do governo russo, após a Câmara dos Representantes dos EUA causar instabilidade nos mercados globais ao rejeitar um pacote de US$ 700 bilhões de socorro ao setor financeiro, na segunda-feira (29).

O rechaço ao pacote ocorreu apesar dos pedidos do presidente George W. Bush por uma ação rápida. “O mais triste é que nós estamos vendo a incapacidade para tomar uma decisão adequada”, avaliou Putin. “Essa é uma crise real que atingiu nossa economia.”

O índice das principais empresas na Bolsa de Valores de Moscou, o RTS, caiu mais de 50% desde maio. Os analistas atribuem a queda em parte à crise de crédito global. Nesta quarta, o Senado dos EUA se prepara para votar uma nova versão do pacote.