As obras de construção da hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira (RO), foram retomadas hoje pela manhã após a suspensão da greve iniciada pelos funcionários da usina na última terça-feira. Assembleia dos trabalhadores aprovou o reinício das atividades no canteiro da usina, segundo o administrador do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil do Estado de Rondônia (Sticcero), Anderson Machado. A paralisação foi encerrada após acordo com o Sindicato da Construção Pesada do Estado de Rondônia (Sinicon) para abertura das negociações.

O sindicalista contou, porém, que as obras na hidrelétrica de Jirau, também no Rio Madeira (RO), estão paradas hoje. “A questão também foi discutida em assembleia realizada no canteiro de obras de Jirau, e a maior parte dos trabalhadores voltou contra a interrupção da greve”, disse o sindicalista. Nesta tarde, nova assembleia será realizada para deliberar o tema com os funcionários do turno do período da tarde. “A greve será suspensa em Jirau se houver maioria dos votos”, acrescentou.

Está marcada para a próxima segunda-feira uma nova reunião entre o Sticcero e o Sinicon, que nas discussões representa as concessionárias Santo Antônio Energia (Santo Antônio) e a Energia Sustentável do Brasil (Jirau). A reunião será intermediada pelo Ministério do Trabalho e do Emprego e pelo Ministério Público do Trabalho. Segundo Machado, a suspensão da greve valerá até o fim das negociações com o Sinicon.