A Petrobras anunciou hoje uma nova descoberta de petróleo de boa qualidade na Bacia de Campos, no projeto batizado provisoriamente de Aruanã. Localizado a 120 quilômetros do litoral de Cabo Frio, na região dos Lagos, o reservatório contém cerca de 280 milhões de barris de petróleo, segundo nota distribuída pela empresa. Trata-se da terceira importante descoberta de óleo leve em Campos, região tradicionalmente produtora de óleo pesado.

A companhia informou que o projeto de desenvolvimento de Aruanã será apresentado em breve à Agência Nacional do Petróleo (ANP) e deve contribuir para o crescimento da produção no curto prazo, uma vez que já existe infraestrutura de escoamento da produção. O reservatório de Aruanã foi encontrado no bloco exploratório BM-C-36, arrematado pela estatal na sétima rodada de licitações da ANP, em 2005.

O óleo encontrado tem 28 graus API (medida internacional de qualidade do petróleo), semelhante ao encontrado em Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos – as novas reservas, porém, estão acima da camada de sal.

Segundo esta classificação, quanto mais próximo dos 50 graus, melhor a qualidade do óleo, por produzir mais derivados como diesel e gasolina. A título de comparação, o petróleo de Marlim, maior campo produtor brasileiro, tem grau API em torno dos 20.