A economia do Reino Unido deve ter o ritmo mais rápido de crescimento em cinco anos no terceiro trimestre, disse a Câmara Britânica de Comércio (BCC) nesta terça-feira, no mais recente sinal de que a recuperação econômica do país está ganhando impulso.

Em uma pesquisa trimestral com seus membros, o BCC estima que a economia cresceu cerca de 0,9% a 1% entre julho e setembro, a taxa de crescimento mais elevada na comparação trimestral desde 2007. O Escritório de Estatísticas Nacionais deverá publicar a primeira estimativa do crescimento do terceiro trimestre em 25 de outubro

O BCC disse que sua pesquisa com 7.400 empresas mostrou reforço da atividade na indústria manufatureira e serviços no terceiro trimestre, com os fabricantes, em especial, desfrutando de um grande de crescimento. Medidores de nível de emprego, das intenções de emprego e de confiança em receitas futuras em empresas industriais atingiram novas máximas, disse o BCC.

A pesquisa também destacou algumas áreas de fraqueza econômica. Os negócios ainda não estão investindo em novas máquinas e instalações, embora muitos tenham relatado que estão operando perto da capacidade total. Muitas empresas também disseram que os custos das matérias-primas estão as colocando sob pressão para aumentar os preços.

O BCC disse que as taxas baixas de juros no país devem ajudar a sustentar a economia. A Câmara também pediu ao governo que impulsione o crescimento, reduzindo a burocracia e os impostos das empresas, e invista em infraestrutura. Fonte: Dow Jones Newswires.