O Produto Interno Bruto (PIB) do Canadá encolheu 0,8% no quarto trimestre de 2008, em relação aos três meses anteriores, e caiu à taxa anualizada de 3,4%, à medida que as exportações, o investimento de capital e os gastos pessoais declinaram fortemente, informou a agência de estatísticas do governo Statistics Canada. Trata-se da pior performance desde o primeiro trimestre de 1991, quando o PIB se contraiu à taxa anualizada de 5,9%. O mercado esperava uma contração anualizada do PIB no quarto trimestre de 3,6%.

No trimestre encerrado em setembro de 2008, a economia do Canadá havia crescido 0,9%, abaixo da estimativa anterior de expansão de 1,3%.

O banco central do Canadá espera que o PIB caia 4,8% no trimestre atual e 1% no trimestre seguinte, antes de se recuperar. Dois trimestres consecutivos de contração costumam definir uma recessão técnica.

Em todo o ano passado, o PIB do Canadá cresceu 0,5%, a menor taxa de expansão desde 1991 e uma forte desaceleração em relação ao crescimento de 2,7% em 2007. As informações são da Dow Jones.