A economia do Reino Unido cresceu no ritmo mais rápido em mais de quatro anos no segundo trimestre deste ano, segundo informou o Escritório para Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês). Em dado preliminar, o ONS informou que o Produto Interno Bruto (PIB) britânico teve expansão de 1,1% em comparação com o primeiro trimestre do ano e de 1,6% em relação ao segundo trimestre de 2009. A economia do Reino Unido cresceu por três trimestres seguidos.

A última vez que o PIB britânico subiu 1,1% em comparação com o trimestre imediatamente anterior foi no primeiro trimestre de 2006. Economistas previam um crescimento bem mais modesto, de 0,6% no trimestre e de 1,1% no ano.

A maior contribuição para o crescimento trimestral veio do setor de serviços, que teve expansão de 0,9% no segundo trimestre ante o primeiro – a maior taxa de crescimento em três anos. O número inclui a hipótese do ONS de que a produção do setor de serviços teve contração de 0,4% em junho. A produção total aumentou 1,0% no segundo trimestre ante o primeiro. O setor de construção cresceu 6,6%, o que representa a maior expansão trimestral desde 1963. As informações são da Dow Jones.