O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, ligou nesta terça-feira (10) para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em mais uma rodada de pressão da União Européia para retomar as negociações da Rodada Doha. Em uma conversa de 20 minutos, Brown repetiu a Lula o pedido feito ontem pela chanceler alemã, Ângela Merkel: que fossem retomadas as negociações em nível técnico antes de se tentar o que o presidente brasileiro quer, uma reunião de chefes de Estado.

Lula concordou mais uma vez com a reunião e informou a Brown que o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, vai participar de um encontro da próxima semana com negociadores da União Européia – na qual deverão ser incluídos negociadores ingleses. A viagem de Amorim foi acertada na segunda-feira, na conversa entre Lula e Angela Merkel.

O presidente repetiu ao primeiro-ministro inglês que o Brasil está disposto a concordar com uma melhoria da proposta dos países em desenvolvimento de abertura do mercado para produtos industriais, desde que haja contrapartida da União Européia e dos Estados Unidos na área agrícola.