A Petrobras informou nesta terça-feira que o quarto poço localizado na área de Iara confirmou a extensão de descoberta no pré-sal da Bacia de Santos. De acordo com a Petrobras, foi comprovada a ocorrência de óleo de boa qualidade no poço 3-RJS-706 (3-BRSA-1132-RJS), no bloco BMS-11. Segundo a estatal, o poço está localizado a 226 quilômetros da costa do Rio, a cerca de 6 km do poço descobridor (1-RJS-656, Iara), em profundidade d’água de 2.197 metros.

Esse poço, o quarto de Iara, ainda se encontra em perfuração e prosseguirá com o objetivo de definir a base dos reservatórios com óleo. Os resultados obtidos comprovaram óleo de 28º API em reservatórios carbonáticos de boa qualidade, coletados por meio de amostragens a cabo, a partir de 5.260 metros de profundidade.

As atividades previstas no plano de avaliação aprovado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) continuarão, incluindo teste de formação para avaliar a produtividade desse reservatório. A Petrobras é a operadora do consórcio (65%) em parceria com a BG E&P Brasil (25%) e Petrogal Brasil (10%).