O déficit comercial do Reino Unido diminuiu acentuadamente em junho, com uma forte melhora no comércio com países de fora da União Europeia, segundo o Escritório de Estatísticas Nacionais.

O déficit comercial global de bens caiu para 8,082 bilhões de libras em junho, ante o déficit de 8,668 bilhões de libras em maio. A leitura de junho marcou o menor déficit desde julho de 2012. As exportações de bens atingiram a máxima histórica de 26,9 bilhões de libras em junho.

O ONS disse que o déficit comercial do Reino Unido em bens e serviços – exportações menos importações – diminuiu para 1,5 bilhão de libras em junho, de 2,6 bilhão de libras no mês anterior.

O déficit comercial com países de fora da UE recuou para 2,646 bilhões de libras, de 4,019 bilhões de libras em maio, atingindo seu nível mais baixo desde outubro de 2005. As exportações de bens para países de fora da UE subiram para 14,189 bilhões de libras em junho, de 12,848 bilhões de libras em maio, marcando uma máxima histórica.

O desempenho comercial com países da UE se deteriorou ligeiramente, com o déficit comercial ampliando para 5,436 bilhões de libras em junho, de 4,649 bilhões de libras em maio devido ao aumento das importações.

Os resultados trimestrais também mostraram uma melhora acentuada no desempenho comercial do Reino Unido. O déficit comercial total no segundo trimestre encolheu para 5,925 bilhões de libras, de 6,653 bilhões de libras nos três meses até maio. Fonte: Market News International e Dow Jones Newswires.