A Sanepar está entre as quatro melhores empresas de serviços de utilidade pública do Brasil. A classificação é da edição 2005 do ranking ?As Melhores da Dinheiro?, revista IstoÉ Dinheiro, da Editora Três.

Este é o segundo ano em que a Companhia de Saneamento do Paraná ocupa a lista das melhores empresas. A Sanepar, os Correios, a Veja Engenharia são apontadas pela revista como as estatais que deram certo. A Sanepar se destacou por ter, em 2004, investido em programas sociais, como a Tarifa Social, que já atende a 315 mil famílias carentes. Outros critérios que alavancaram a empresa foram as pesquisas técnicas e os investimentos em tecnologia.

Para o presidente Stênio Jacob, o diferencial da Sanepar está em poder ?reinvestir o lucro da companhia na área social?. Stênio ressaltou, ainda, que o talento e a garra e o capital intelectual dos funcionários fazem parte do segredo para o crescimento da Sanepar.

Segundo ele, no planejamento da Sanepar para 2006 está contemplada a ampliação dos beneficiados com a Tarifa Social. ?Queremos atingir 1,3 milhão de pessoas de baixa renda com a tarifa social em todo o Estado?, garantiu Stênio. Também para os próximos cinco anos, a meta da direção da Sanepar é investir R$ 1,7 bilhão em saneamento ambiental.

Critérios

As companhias foram divididas em 30 setores econômicos. As respostas, analisadas pela Deloitte Consultoria, foram baseadas em quatro critérios de gestão: financeira, recursos humanos, compromisso social e com o meio ambiente, além do critério de inovação. Em 2003 foram analisadas 400 empresas. E em 2004, foi ampliado em mais 100 companhias.