Com objetivo de ampliar o número de empresas exportadoras no Paraná e fazer da participação no mercado internacional um instrumento para elevação da competitividade e desenvolvimento do Estado, acontece no dia 29 de setembro, no Cietep, o seminário “Promoção das Exportações – O Paraná na Agenda Internacional”. A organização espera 500 participantes, entre empresários, professores, acadêmicos e interessados no complexo exportador do Paraná.

O Paraná é uma das cinco maiores economias do País e um Estado de acentuado perfil exportador. Em 2002, tinha 10 milhões de habitantes, um PIB de R$ 70 bilhões (6,3% do total brasileiro) e exportou US$ 4,2 bilhões (8,9% do total nacional). O evento discutirá temas fundamentais para o segmento exportador, tais como: o aumento das exportações como vetor de retomada do crescimento econômico; o mercado importador internacional, entre outros.

O seminário é uma promoção conjunta do governo do Estado do Paraná, Escritório de Representação do Ministério de Relações Exteriores no Paraná (Erepar), da Prefeitura Municipal de Curitiba, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), da Associação Comercial do Paraná (ACP), do Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas (Isae/FGV), da Sociedade Consular do Paraná e do IBID (Instituto Brasil de Integração e Desenvolvimento), com patrocinio de várias entidades.

Foram convidados para o evento o governador Roberto Requião, os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luis Fernando Furlan, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, das Relações Exteriores, Celso Luiz Nunes Amorim, além de outras autoridades. Mais informações: www.fiepr.com.br ou (41) 342-7175. As inscrições são gratuitas.