O Serviço Social do Comércio – Sesc Paraná – inicia o processo de construção de sua nova Unidade em Foz do Iguaçu com uma solenidade de lançamento da obra, que acontece na próxima terça-feira (dia 21), às 16h, na sede da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. Durante a cerimônia, autoridades locais, representantes da instituição e demais convidados vão conhecer o projeto de construção da unidade. Estarão presentes na cerimônia, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac – Paraná, Darci Piana, o presidente do Conselho Regional do Sesc Paraná, Rubens Brustolin, o prefeito municipal de Foz do Iguaçu, Celso Sâmis da Silva entre outras autoridades.

A 29.ª Unidade do Sesc no Paraná terá uma estrutura moderna, com 7.079,25 m  de área construída, que será edificada no terreno de 22.477,59 m , doado pela Prefeitura Municipal, na gestão do prefeito Celso Sâmis da Silva. A unidade, localizada na Av. Tancredo Neves, irá promover atividades e ações voltadas à melhoria da qualidade de vida do comerciário e de toda a comunidade nas áreas de educação, saúde, lazer, cultura, esporte e assistência, em uma estrutura que conta com biblioteca, salas para atividades, salas de ginástica e musculação, salão de eventos, serviço odontológico, educação infantil, quadra poliesportiva coberta, quadra em grama sintética coberta, piscinas semi-olímpica e infantil, instalações do Projeto Crescer (que trabalha a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do esporte), teatro de arena, lanchonete e área de convivência.

O projeto arquitetônico foi elaborado pelo escritório de arquitetura Othelo Lopes filho S/C Ltda. e será apresentado durante a solenidade. A execução da obra ficará a cargo da CTO – Construtora Técnica de Obras Civis Ltda.

O Plano de Expansão

O Plano de Expansão da Rede Física do Sesc, implantado no início da gestão do presidente Rubens Brustolin, em 87, teve por base a remodelação, a instalação e a construção de novas Unidades de Serviços, ampliando o atendimento nas cidades-pólo do Paraná. Atualmente, o Sesc opera em 17 cidades paranaenses. Suas ações sociais chegam também a 88 municípios vizinhos. No total, o Sesc Paraná conta com 28 Unidades, sete na capital, dezenove no interior e duas no litoral.

Com o início das obras em Foz do Iguaçu, uma das metas do Sesc Paraná para o triênio 2004/2007 está sendo cumprida: dar continuidade ao Plano de Expansão, iniciando em 2005 a instalação do Sesc em Foz do Iguaçu. A estimativa é de inaugurar a Unidade ainda em 2005.

Para Rubens Brustolin, "a construção de Foz é a realização de um sonho de quinze anos. Além de ser uma cidade de grande importância para o Estado, Foz do Iguaçu é um grande pólo turístico, sob o ponto de vista nacional e internacional". Segundo base de dados do Sesc Paraná, Foz é a quinta cidade paranaense em número de comerciários, o que confirma a necessidade da implantação do Sesc na cidade. O próximo passo é levar o Sesc também a Pato Branco.