O bairro de Santa Felicidade concentra o maior número de terrenos à venda em Curitiba, segundo a última pesquisa do Instituto Paranaense de Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), ligado ao Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi-PR). Ao todo são, aproximadamente 3.400 unidades divulgadas pelas imobiliárias da capital, um número 20% maior que o estoque disponível no mesmo período do ano passado.

 De acordo com Maurício Ribas Moritz, presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR, nos bairros que apresentam maior concentração de terrenos à venda, encontramos também a maior oferta de condomínios fechados. “Quase 22% do estoque total é formado por terrenos em condomínios e podemos ver esse reflexo nos bairros de Santa Felicidade, Uberaba, Xaxim, Campo Comprido e Boqueirão [locais com oferta de terrenos em condomínios], que concentram também praticamente 27% dos terrenos”, explica.  Apenas em Santa Felicidade foram registradas mais de 300 unidades à venda.

 Com relação à variação de preços medida pelo Inpespar, os terrenos divulgados seguem muito próximos a inflação oficial. De acordo com Moritz, em março ocorreu uma valorização de aproximadamente 0,29% o que contribuiu para que, no acumulado dos últimos 12 meses, fechasse o período em 7,6%. “De maneira geral, todo o mercado imobiliário tem se comportado desta forma, com valorização muito próxima ao IPCA, mas os números de vendas realizadas continuam muito parecidos com o que vimos no decorrer dos últimos anos”, pondera.

 Segundo o vice-presidente de Vendas do Secovi-PR, Luciano Tomazini, os terrenos próximos à região central da cidade se tornam cada vez mais raros e em muitos locais, casas mais antigas têm sido anunciadas como terrenos à venda como, por exemplo, é o caso do Centro onde está ofertadas 24 unidades. “Não é difícil, andando pelos bairros mais tradicionais da cidade, achar locais onde dois terrenos foram utilizados para formar um terreno maior para a construção de apartamentos”, explica.

Bairros com maior número de terrenos à venda

Santa Felicidade: 308

Boqueirão: 179

Campo Comprido: 149

Xaxim: 147

Uberaba: 137

Bairros tradicionais com menor número de terrenos à venda

Centro Cívico: 4

Prado Velho e Alto da Gloria: 9

Batel: 16

Centro: 24