A indústria Toshiba Japão montará em Curitiba um pólo de produção e exportação de equipamentos para transmissão e distribuição de energia, como disjuntores e chaves secionadoras para subestações de energia elétrica. O anúncio foi feito pelo representante da Toshiba Japão, Atsushi Masuda, durante visita ao prefeito Beto Richa, nesta quarta-feira (7).

A Toshiba Japão comprou em dezembro a indústria Camargo Corrêa Equipamentos e Sistemas, instalada na Cidade Industrial de Curitiba (CCES), com 350 funcionários. O quadro de trabalhadores deve ser ampliado em breve para expandir a produção e desenvolver novos produtos.

“Curitiba já concentra grandes corporações japonesas, como Nissan e Denso, por sua excelente infraestrutura, localização estratégica e qualidade de vida. Estamos felizes em poder trabalhar aqui e contribuir para o desenvolvimento da cidade”, disse Masuda, que fez a visita ao prefeito Beto Richa acompanhado de mais dois representantes da Toshiba.

A Toshiba está no Brasil há 40 anos, com uma fábrica de transformadores na cidade de Contagem, em Minas Gerais. A produção da indústria mineira será complementada pelos produtos da unidade curitibana. “A demanda crescente pela produção de energia no mundo torna muito promissor o projeto da Toshiba”, afirmou o prefeito.

Richa convidou o representante da indústria a conhecer o projeto Tecnoparque, que concentrará empresas especializadas em alta tecnologia e estará consolidado até 2012, com a possibilidade de criação de mais de 10 mil empregos. “O Tecnoparque seria o ambiente ideal para que a Toshiba também implantasse em Curitiba sua área de pesquisa e desenvolvimento tecnológico”, disse o prefeito.

Logo após a visita ao prefeito, o projeto do Tecnoparque foi apresentado em detalhes aos representantes da Toshiba pelo presidente da Curitiba S.A, Juraci Barbosa Sobrinho, que acompanhou a visita do grupo. Segundo ele, o convite do prefeito será analisado pela indústria japonesa, com boas chances de ser aceito.

Centenário

O prefeito também falou aos representantes da Toshiba sobre a construção do Parque do Centenário da Imigração Japonesa, no Uberaba, próximo à divisa com o município de São José dos Pinhais, entre a BR-277 e a avenida Comendador Franco (Avenida das Torres).

A Prefeitura de Curitiba já abriu o processo de licitação para a contratação da empresa que fará as obras. A área seguirá o modelo do parque Barigüi, com um lago às margens do rio Iguaçu, que além de contribuir para a preservação ambiental, servirá como contenção de água da chuva, controlando o risco de enchentes na região.