Foto: Arquivo

PIS: Caixa Econômica Federal registra recorde.

A dois meses do fim do calendário de pagamento dos abonos do PIS – o prazo se encerra dia 30 de junho – a Caixa Econômica Federal registrou novo recorde. Até o momento, 11.341.384 trabalhadores foram beneficiados, o que representa 95,18% do total de abonos a serem pagos. Os valores atingiram R$ 4,22 bilhões.

Já receberam o abono salarial 1.847.621 pessoas a mais que no exercício passado. Restam 574.270 trabalhadores que ainda não buscaram o benefício. Para o atual calendário, o número de abonos previstos para pagamento é 21% superior ao exercício anterior.

De acordo com o gerente nacional de Benefícios Sociais da Caixa, Ricardo Endo, o objetivo traçado com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é chegar a 97% de efetividade até junho. Para isso, outras ações estão em andamento, como a qualificação do endereçamento dos trabalhadores, que conta com o apoio do canal de telemarketing (0800-726-0101) e da rede de agências.

Este é o 15º exercício consecutivo de recordes de pagamentos de benefícios no programa. Endo afirma que o sucesso é resultado da parceria entre a Caixa e o MTE. ?Junto ao Ministério do Trabalho, a Caixa antecipou em quatro meses as ações de comunicação, como o envio de 1,2 milhão de malas-diretas aos trabalhadores que não sacaram o abono, e intensificou comunicações via imprensa?.

Quem tem direito

O trabalhador cadastrado no PIS até 2002 que tenha trabalhado pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2006 com carteira de trabalho assinada pela empresa; tenha recebido, em média, até dois salários mínimos mensais e que tenha tido seus dados informados corretamente por sua empresa na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base 2006.

Quanto aos Rendimentos do PIS, tem direito ao saque o trabalhador que foi cadastrado no PIS-Pasep até 4 de outubro de 1988 e que tenha saldo de quota do PIS.

Saque

Quem ainda não recebeu o abono salarial, desde julho de 2007 até agora, tem até o dia 30 de junho para buscar o benefício. Se possuir o Cartão do Cidadão, com senha cadastrada, a pessoa pode receber o benefício nos mais de 20 mil pontos de atendimento, distribuídos entre terminais de auto-atendimento, casas lotéricas e correspondentes bancários Caixa Aqui, inclusive nos fins de semana. O abono do PIS corresponde a um salário mínimo.

Serviço: Mais informação pelo Disque Caixa – 0800-726-0101 (atendimento eletrônico 24 horas ou por operador, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h).