Com o objetivo de conscientizar a população sobre o peso dos impostos nos produtos brasileiros, empresários de todo o País estão unidos no movimento denominado ?De olho no imposto?, já lançado em São Paulo e que chegará oficialmente a Curitiba no próximo dia 4.

De acordo com o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Cláudio Slaviero, a idéia do movimento é recolher 1,5 milhão de assinaturas, o que viabilizaria a apresentação de um projeto popular para que o imposto seja destacado na nota fiscal. ?Queremos que as pessoas tomem consciência de quanto elas estão pagando de impostos em determinado produto?, explicou. Segundo ele, a população imagina, erroneamente, que são os revendedores – donos de postos de combustíveis, farmacêuticos, entre outros – que ?ganham demais.?

?É uma medida prática de conscientização, que deve envolver todas as entidades de classe, associações, federações?, afirmou. No Paraná, também a Organização dos Advogados do Brasil (OAB-PR), conselhos regionais e associações médicas vão participar do movimento.

Em Curitiba, as assinaturas deverão ser colhidas via associações, em barracas que serão montadas no centro da cidade. Segundo o presidente da ACP, o projeto de lei popular deve ser enviado a Brasília ainda neste primeiro semestre.