A União Europeia mais que dobrou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido para este ano. A nova estimativa, divulgada no relatório de projeções de outono, prevê um crescimento de 1,3% neste ano, de 0,6% na projeção anterior.

A expectativa para o próximo ano também melhorou, subindo de uma alta de 1,7% para 2,2%. Em 2015, a projeção é de um crescimento do PIB de 2,4%.

A comissão também cortou a projeção para a taxa de desemprego para 7,7% neste ano, de 8% no relatório anterior. A taxa deverá cair para 7,3% no próximo ano, mostrou o relatório, mas ainda assim o número estaria acima do limite de 7% que o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) estabeleceu para começar a avaliar uma alta nas taxas de juros.

Com a melhora nas condições econômicas, a Comissão Europeia também reduziu a estimativa para o déficit orçamentário nos próximos anos. A projeção é que o déficit orçamentário recue para 5,3% do PIB em 2014/2015, comparado a uma estimativa de 6,1% em maio. O déficit deve cair para 4,4% do PIB em 2015/2016.

O relatório de projeções da Comissão Europeia disse que a melhora nas estimativas ocorre após as empresas aumentarem os investimentos, o crédito se tornar mais facilmente disponível e a confiança melhorar. No entanto, a comissão alertou que um baixo crescimento nos salários poderá prejudicar os gastos dos consumidores e que as companhias poderiam adiar planos de investimentos, colocando em risco as projeções. Fonte: Dow Jones Newswires.