Com o objetivo de orientar o estudante para a escolha mais correta do curso superior, a 8.ª Feira de Cursos e Profissões da Universidade Federal do Paraná (UFPR) inicia na próxima sexta-feira, no campus do Jardim Botânico, em Curitiba.

Serão três dias para que estudantes conheçam todos os cursos que a instituição oferece, bem como entender um pouco mais sobre a atuação profissional. Neste ano, uma das novidades da Feira de Cursos e Profissões será o lançamento de quatro cursos novos (Agronomia no campus de Palotina, Informática Biomédica, Tecnologia em Gestão Pública e Terapia Ocupacional no período noturno).

Outra novidade é que as inscrições do Vestibular 2011 serão abertas no mesmo dia do início da Feira, onde inclusive haverá um stand para o estudante fazer a inscrição.

Outra inovação da Feira neste ano foi o espaço mais visível para cursos pouco procurados no local, mas que também podem representar um bom nicho de mercado para o futuro profissional.

O coordenador da Feira, Mário Messagi, diz que cursos como Aquicultura e Petróleo, por exemplo, ainda são pouco conhecidos. “Nossa ideia é que o estudante faça a melhor escolha, mas que também conheça o que há de mais novo, além de entender mais sobre aqueles cursos que têm pouca demanda”, comentou.

Ao todo, serão 100 espaços para visitação, incluindo 75 stands e tendas, além de 12 espaços dedicados às empresas-júnior e salas especiais em que alguns estudantes de determinados cursos expõem materiais de trabalho, o que dá uma visão mais ampla para quem ainda ainda não escolheu que profissão vai exercer. Estão sendo esperadas cerca de 50 mil pessoas. O Campus do Jardim Botânico da UFPR fica na rua Lothário Meissner, 3.400. A feira vai funcionar das 8h às 18h.

Vestibular

A UFPR vai ofertar 5.540 vagas, sendo que 10% irão para o Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (Sisu). As inscrições devem ser feitas pelo site www.nc.ufpr.br ou durante a Feira de Cursos e Profissões.

Pelo site, elas podem ser feitas até o dia 20 de setembro. A taxa de inscrição é de R$ 80, e pode ser paga em qualquer banco. A isenção da taxa deve ser solicitada de 20 de agosto a 3 de setembro.

A primeira fase do Vestibular 2011 será dia 14 de novembro, e a segunda, dias 5 e 6 de dezembro. Há uma prova de habilidade específica para quem optar pelo curso de Música, no dia 10 de outubro.

Informações para esta coluna podem ser enviadas para concursos@oestadodoparana.com.br