O Unibanco acaba de concluir a captação de US$ 400 milhões, por meio da colocação de “Diversified payment rights floating rate notes” – título lastreado em ordens de pagamento em dólares recebidas e processadas pela instituição financeira. A operação, coordenada pelo JP Morgan Securities, contou com a cobertura de uma apólice de seguro emitida pela MBIA Insurance Corp.

A emissão tem prazo de sete anos (vencimento em abril de 2009), com pagamento de juros trimestral. A partir de outubro de 2004, o principal começará também a ser amortizado em cada data de pagamento dos juros. As notas, lançadas numa colocação privada junto a investidores institucionais norte-americanos, pagarão a variação trimestral da Libor (taxa de juros básica do mercado londrino), mais 0,47% ao ano.

Para efetuar a captação, o Unibanco constituiu uma empresa de propósitos específicos (SPE) na Ilhas Cayman: a UBB Diversified Payment Rights Finance Company (UBB Finance), na qual ficará concentrado o fluxo financeiro das ordens de pagamento em dólares que servem de lastro à operação.