O número de clientes que mudaram de operadora de telefonia usando a portabilidade numérica foi recorde no segundo trimestre deste ano. De abril a junho, foram efetivados 1,08 milhão de pedidos no País, conforme relatório da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), entidade administradora do serviço. No mesmo período de 2009, foram concluídos 866 mil pedidos de migração com manutenção do número. No primeiro semestre deste ano, as migrações efetivadas somam 2,1 milhões.

Segundo a ABR Telecom, o índice de eficiência da portabilidade numérica no País foi de 93,77% no mês de junho. De acordo com a entidade, a eficiência considera fatores como as solicitações prontas aguardando o agendamento, os pedidos em processamento dentro do prazo regulamentar, as desistências de portabilidade por parte do usuário e a apresentação de documentação conforme o modelo brasileiro determina.

Desde que o sistema foi implantado no País, em setembro de 2008, foram concluídos 5,5 milhões dos pedidos de portabilidade numérica, sendo 70% para usuários de telefones móveis e 30% para assinantes do serviço fixo.