Jovens recém graduados em qualquer curso superior e com idade até 30 anos têm uma opção para viver experiências profissionais voluntárias dentro do Paraná ou até mesmo fora do país.

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Aiesec, uma ONG internacional que tem como objetivo oferecer oportunidades de liderança, desenvolvimento pessoal e intercâmbio.

A ONG Aiesec conta com cinco mil empresas parceiras, tanto dentro como fora do Brasil. São cerca de oito mil cargos oferecidos a cada ano, além de 7.500 intercâmbios.

Ou seja, o jovem pode atuar nas empresas em setores específicos da sua área de atuação, mas sem remuneração ou mesmo fazer o intercâmbio. Geralmente a ONG recomenda que o jovem tenha as duas experiências, porém ele pode optar por uma delas se quiser.

Depois de selecionada, a pessoa passa por três semanas de adaptação chamado pela ONG de Introdução e, depois, escolhe se quer o trabalho voluntário que em geral é de dez horas semanais ou o intercâmbio.

Todo o processo dura de um ano a um ano e meio, o que dá rotatividade ao programa. A seleção é feita duas vezes por ano, sendo que a última contou com cerca de 200 candidatos.

Além de trabalhar na empresa, os intercâmbios também podem ser focados no desenvolvimento de atividades relacionadas à comunidade, com trabalhos de responsabilidade social em ONGs, universidades ou outras instituições ou, ainda, em trabalhos relacionados ao ensino de idiomas.

As inscrições podem ser feitas pelo site da ONG (www.aiesec.org.br) até o dia 4 de setembro, com o pagamento de uma taxa de R$ 10. O candidato também deve assistir a uma palestra esclarecedora sobre a atuação da ONG. Mais informações pelo telefone 41-3360-4426.

A Aiesec foi fundada na França, em 1948, por estudantes de Administração e Ciências Econômicas de sete países diferentes. No Brasil ela funciona há 39 anos, e em Curitiba, há 24.

A ONG está presente em 107 países e se mantém com taxas que as empresas pagam para permanecerem na sua plataforma de dados, e também por usuários desta plataforma que pagam um valor único para manter seus nomes na ONG. No Paraná ela possui três escritórios: na capital, em Maringá e em Londrina.

Somente em Curitiba há atualmente 64 membros atuando voluntariamente, sete trainees estrangeiros e outros nove estão fora do país. Atualmente ela possui no Brasil 1.600 membros voluntários nas empresas e realizou em 2008, 312 intercâmbios.

Informações para esta coluna podem ser enviadas para concursos@oestadodoparana.com.br