O presidente da China, Xi Jinping, disse nesta quinta-feira, 17, que o país está disposto a aprofundar a cooperação com o Brasil em áreas como petróleo, energia elétrica, agricultura e minério de ferro. Em declaração à imprensa, Xi Jinping assegurou que a China vai investir em obras de infraestrutura no País e aprofundar a “cooperação estratégica” com as autoridades brasileiras na Organização Mundial do Comércio (OMC), G20 e Brics.

“Vamos seguir estimulando o crescimento do comércio bilateral e fazer cooperação no setor de petróleo, energia elétrica, minério de ferro, agricultura, entre outros”, afirmou Xi Jinping, após reunião bilateral com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.

“A China está disposta a conduzir com o Brasil cooperação estratégica na construção de ferrovias e obras de infraestrutura para elevar o nível da nossa cooperação em todos os aspectos”, disse o presidente chinês.

Na avaliação de Xi Jinping, China e Brasil encontram-se em um “estado-chave” de desenvolvimento, diante de um “complexo ambiente econômico internacional”.

“Cooperação é tema principal do nosso relacionamento, vamos estreitar ainda mais, de mais níveis e de todas as esferas no sentido de aprofundar (isso). Vamos também implementar gradativamente um plano decenal de cooperação entre os dois governos”, afirmou.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook