A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) fará, até o fim do ano, concurso público para preenchimento do seu quadro de pessoal. Serão ofertadas vagas para profissionais com cargos técnicos, de nível médio e superior. O lançamento do edital, com os prazos de inscrição, as datas do concurso e informações sobre suas etapas, acontecerá nos próximos 90 dias.

O concurso conclui o processo de modernização do quadro de funcionários da Appa. Em 2014, a lei 12.815/2013 transformou a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina de autarquia para empresa pública e esta mudança jurídica previa uma modernização no seu quadro funcional, com um novo Plano de Cargos e Salários. Neste processo, também foram criadas as diretorias Jurídica, de Operações e de Meio Ambiente, surgindo a necessidade de preencher o organograma destes departamentos com profissionais especialistas nestas funções.

Segundo o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, o processo é uma prerrogativa para atender às mudanças do setor portuário. “A atividade portuária mudou muito nas últimas décadas. O novo marco legal e a própria evolução do mercado tornam necessária a presença de um corpo de profissionais mais plural e completo na administração pública. É isso que estamos buscando com este concurso”, afirma.

O concurso será feito em etapas e na primeira delas serão ofertadas 28 vagas para analistas portuários com formação superior. São elas: duas vagas para administrador, seis para advogado, três para analista de tecnologia da informação, três para biólogo, quatro para contador, duas para economista, seis para engenheiro e duas vagas para analista de comunicação. A remuneração inicial para estes cargos é de R$ 4,5 mil.

Nas etapas seguintes do concurso, também serão abertas vagas para técnicos e agentes portuários com formação técnica e no ensino médio.