O convênio firmado entre a Secretaria de Educação do Paraná e o Ministério da Educação (MEC), já começa a ser colocado em prática com o início de cursos de qualificação para professores que atuam nos cursos médios profissionalizantes.

Assinado em agosto deste ano, o convênio conta com a participação dos estados de Santa Catarina e Espirito Santo e trata da integração de cursos técnicos profissionalizantes ao ensino médio, dá novas diretrizes curriculares e estipula até o ano que vem o prazo para implantação nas escolas.

Os trabalhos do Departamento de Ensino Profissional da Secretaria estão intensificados, neste mês, ao Magistério que atualmente atendem a 10.044 alunos em 45 instituições de ensino da Rede Pública Estadual. Para a professora Sandra Regina de O Garcia, chefe do Departamento, o convênio com o MEC foi importante para propiciar o espaço técnico necessário à realização destas especializações que vão atender todos os professores das 77 instituições que ofertam o ensino integrado no Paraná.

Em referência ao sistema pedagógico, a professora cita a importância do profissional de educação compreender que as diversas disciplinas que trabalha em sala, complementam-se. Outra ressalva é a incrementação da educação infantil e dos primeiros anos na grade curricular do magistério que até então não eram exigidas.