A Emater tem investido em alternativas para o desenvolvimento da agricultura familiar no Paraná. Entre as metas da empresa, vinculada à Secretaria de Agricultura, está contribuir, de forma educativa e participativa, para o desenvolvimento rural sustentável e para a promoção da cidadania e da qualidade de vida da população rural.

De acordo com Carlos Roberto Strapasson, gerente regional de Negócios da Emater/PR-Cascavel, a oferta de melhor possibilidade de produção e renda para a pequena propriedade rural "significa melhor qualidade de vida para a população rural e também urbana, especialmente nas regiões onde a base da economia é a atividade agropecuária".

Durante o Show Rural de Cascavel, do qual a empresa participou até a última sexta-feira, foram expostos os trabalhos desenvolvidos na área de transformação (Barracão da Agroindústria e Artesanato), cultivo de plantas medicinais, hortaliças, frutas, agricultura familiar, criação de gado de leite e de peixes, além de estratégias para o controle da ferrugem asiática e tecnologias de aplicação de agroquímicos. Tudo para facilitar o acesso do produtor rural a informações que ajudem a aumentar sua produtividade e competitividade no mercado.

Caminhos da Produção

Através dos "Caminhos da Produção", a Emater/PR fez uma demonstração do processo histórico de desenvolvimento, desde a colonização dos anos 30s, passando pela modernização e diversificação da agricultura nas décadas de 70, 80 e 90, até os novos processos do século 21, com a biotecnologia.

O público teve ainda a oportunidade de acompanhar demonstrações do uso do biogás para geração de energia, do uso da energia solar, coleta de águas pluviais, agricultura orgânica, biocombustível e saneamento rural, que integram as ações voltadas à recuperação e preservação ambiental desenvolvidas pela Emater, além da difusão do Projeto Paraná Biodiversidade para viabilização da agroecologia.