Empreender - Tribuna Com dicas e orientações sobre mais de 22 profissões, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Curitiba promoveu ontem a #Tecnológica. Com cerca de 200 voluntários, além de visitar os estandes dos cursos e conversar com universitários e professores, foi possível para os interessados conhecer o panorama do mercado de trabalho, assim como pesquisas e experimentos desenvolvidos pela UTFPR, as atividades comunitárias, os projetos sociais e artísticos, os programas de bolsas, as atléticas e os centros acadêmicos do Câmpus.

A aluna do colégio Maria Aguiar, Débora Gonçanves Bren, experimentando o gerador de Van de Graaf (Foto: Raquel Tannuri Santana).
A aluna do colégio Maria Aguiar, Débora Gonçanves Bren, experimentando o gerador de Van de Graaf (Foto: Raquel Tannuri Santana).

A aluna do colégio Maria Aguiar, Débora Gonçanves Bren, de 17 anos, foi uma das interessadas em conhecer os cursos da UTFPR. Apesar de querer cursar a área de humanas, Débora ficou encantada pelos experimentos demonstrados pelos alunos de Engenharia Elétrica, que montaram no campus um gerador de Van de Graaf. Nele, a eletroestática produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula, isolado da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem. “Muito legal”, observou.

Os alunos Nayane Cardoso e Junior Lopes , voluntários na feira (Foto: Raquel Tannuri Santana).
Os alunos Nayane Cardoso e Junior Lopes , voluntários na feira (Foto: Raquel Tannuri Santana).

Quase duzentos estudantes dos mais variados cursos atuaram como voluntários no evento. Eles compartilharam suas experiências com os pré-universitários, motivando-os a seguirem carreira nas respectivas graduações. Os alunos Nayane Cardoso e Junior Lopes são dois exemplos. Cursando Comunicação Organizacional, eles demonstraram in loco como o curso funciona.

“Nosso objetivo é que o estudante entenda a diversidade da universidade dentro do próprio ambiente. A ideia é que ele viva a universidade pelo menos um dia”, explica o diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, professor Paulo Apelles Camboim de Oliveira. “Essa aproximação com alunos de escolas públicas e privadas permite que os futuros universitários possam conhecer nossos cursos e se familiarizar com o ambiente acadêmico”, complementa o diretor. Ele ressalta que a UTFPR se destaca perante as demais universidades com os cursos de Engenharia, mas que também oferece várias outras opções nas demais áreas do conhecimento.

Greve

No ano passado, mais de duas mil pessoas compareceram na feira. Neste ano o número foi menor, devido à ocupação das escolas. Alunos e professores promoveram um abraçaço na porta da Universidade. “Mas até isso é importante, pois assim o aluno entende a universidade como um ambiente de diversidade”, destacou o professor.

Os alunos tiveram acesso aos 22 cursos oferecidos pela instituição (Foto: Raquel Tannuri Santana).
Os alunos tiveram acesso aos 22 cursos oferecidos pela instituição (Foto: Raquel Tannuri Santana).

Além dos cursos de graduação, entre tecnológicos, bacharelados e licenciaturas, o Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal dispõe, ainda, de diversos cursos de pós-graduação, como especializações, mestrados e doutorados. Durante a #Tecnológica os visitantes ainda puderam conferir diversas apresentações artísticas (música, dança e teatro). As áreas de convivência da Universidade e as lanchonetes do Restaurante Universitário das duas sedes também estão abertas ao público.

Confira, abaixo, os cursos ofertados na UTFPR – Câmpus Curitiba:

Sede Centro: Tecnológicos (3) – Design Gráfico, Radiologia e Sistemas de Telecomunicações; Bacharelados (10) – Administração, Comunicação Organizacional, Design, Educação Física, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecatrônica e Sistemas de Informação; Licenciaturas (4) – Física, Matemática, Letras – Inglês e Letras – Português.

Sede Ecoville: Tecnológico (1) – Processos Ambientais; Bacharelado (4) – Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Química; Licenciatura (1) – Química.