Empreender - Tribuna Criada para capacitar, inspirar e conectar empreendedores do mundo todo, mais uma edição da “Semana Global do Empreendedorismo” acontece até o final desta semana em 150 cidades do país, incluindo Curitiba . Tendo como tema ˜conexões que transformam cidades˜, a SGE é um movimento global que acredita no empreendedorismo como mola propulsora do desenvolvimento econômico e social da comunidade. Participam do movimento mais de 150 países, milhares de organizações e milhões de pessoas. ​Só no último ano, a SGE mobilizou no Brasil mais de 1,7 milhão de pessoas, com cerca de 4000 atividades – o que faz da SGE brasileira a maior do mundo, com sete premiações internacionais.

A ideia do evento é conectar empreendedores, agentes públicos, investidores, universitários e políticos, em eventos, conversas e debates para encontrarem maneiras de trabalharem juntos,  usando o empreendedorismo como ferramenta de transformação para gerar mais empregos e assim, aquecer a economia. A semana também é uma boa oportunidade para as organizações, universidades, ONGs, associações e agentes de transformação discutirem o impacto do empreendedorismo nas cidades.

No Brasil as atividades são uma boa oportunidades para conectar participantes a potenciais colaboradores, mentores e até mesmo investidores, abrindo oportunidades para o debate e abrindo novas oportunidades de networking. No site da Endeavor é possível fazer o cadastro. Nele dá para inscrever trabalhos, participar das discussões online e conferir a programação da sua cidade, confira aqui.

A Semana Global de Empreendedorismo foi criada em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e pelo presidente da Kauffman Foundation na época, Carl Schramm com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender, a partir do movimento. Durante o mês de novembro, acontecem diversas atividades (de palestras a competições) com diferentes públicos e temáticas, sempre abordando o empreendedorismo de alguma maneira.

Agenda da semana

Durante a SGE 2016, a Endeavor preparou uma semana de mentorias. As transmissões serão online e gratuitas e acontecerão com empreendedores, prefeitos e universidades. Confira a agenda:

16/11: Planejamento Estratégico para 2017: do plano à execução

17/11: Lançamento do Índice de Cidades Empreendedoras 2016

18/11: Transformando o Ensino do Empreendedorismo: um plano de ação para universidades

Para saber mais, clique aqui

Hackaton ECO.TIC 2016

O hospital Evangélico de Londrina será a sede do Hackaton ECO.TIC, que está no rol de ações do movimento Hacking Health.

A proposta é desenvolver soluções práticas e aplicáveis, a partir do compartilhamento dos problemas de saúde com profissionais da tecnologia (desenvolvedores de aplicativos, programadores, profissionais da tecnologia em geral), para então tentar desenvolver as ideias que surgirem, com auxílio de ferramentas de computação, aplicativos e equipamentos tecnológicos.

Podem participar do hackathon profissionais, empreendedores e estudantes de áreas como saúde, negócios, design, programação e desenvolvimento. São 50 vagas e as inscrições podem ser feitas aqui

Menos 30 FEST // Inovação à Brasileira

O #Menos30Fest é o festival de empreendedorismo da Globo, que traz como tema central, em sua 2a edição, “Inovação à Brasileira”. A programação conta com workshops, palestras e conversas que estimulem a troca de conhecimento, o relacionamento e a formação de novas pontes. Saiba mais aqui.