O setor de bonés de Apucarana, no Paraná, vai se reunir nesta segunda-feira (15) para traçar estratégias que aumentem a competitividade das empresas locais. O objetivo é ampliar a participação no mercado nacional e internacional, e consolidar Apucarana como Capital Nacional do Boné e Centro de Excelência do Boné.

Cerca de trezentos empresários deverão participar do evento organizado pela governança do Arranjo Produtivo Bonés de Apucarana, no Clube 28 de Janeiro, às 19 horas. As inscrições para o evento podem ser feitas no Sindicato do Vestuário do Vale do Ivaí (Sivale), até o dia do evento (segunda-feira), pelo fone (43) 3422-0930.

O encontro será dividido em três etapas: apresentação resumida do que a governança realizou em 2005; apresentação das ações para 2006; momento para inscrição dos empresários nos vários projetos disponíveis. Um diferencial é que, no dia do evento, o empresário, conforme sua conveniência e interesse, poderá escolher de qual atividade quer participar e já se inscrever nela.

?Toda cadeia produtiva do boné pode ser beneficiada. Não queremos crescer isolados, mas sim em conjunto, pois entendemos que só assim Apucarana será realmente um pólo de excelência do boné no Brasil?, afirma o empresário Jayme Leonel. Ele explica que as ações para 2006 seguem esse caminho, pois através delas o empresário terá um crescimento sustentável.

?Seria muito difícil e mais caro o empresário sozinho buscar um curso ou um programa desses que estamos oferecendo. Essa é a nossa função na governança, trabalhar para ser um facilitador de projetos que beneficiem a cadeia produtiva?, explica Leonel.

O empresário André do Espírito Santo conta que o Arranjo Produtivo Bonés de Apucarana já desenvolveu várias ações em 2006 "mas ainda temos muito mais pela frente. São trabalhos com o objetivo de fazer o setor crescer coletivamente e com eficiência?, afirma.

Na área de treinamento, os empresários poderão participar de cursos que têm como tema, por exemplo: Preparando sua empresa para vender mais e melhor; Como informatizar sua empresa; Análise de conjuntura: cenários e indicadores econômicos; Modelagem. O evento ‘O financiamento mais perto de você’ vai mostrar como obter capital.

Para preparar as empresas para conquistar mercado e vender mais, a governança agendou alguns programas como o Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEx), um sistema que aponta soluções para aumentar a competitividade e promover a cultura exportadora empresarial.

Os empresários poderão, também, se inscrever para os programas de formação de mão-de-obra e desenvolvimento de fornecedores; consultoria tecnológica; gestão da qualidade e produção; inovação tecnológica; e estudo do mercado potencial para bonés.