O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, participou, nesta quarta-feira, no município de Tunas do Paraná do I Encontro do Vale do Ribeira Sustentável e Agenda 21 Paraná. O evento teve como objetivo dar continuidade ao processo de construção do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Vale do Ribeira, que utiliza como referência as diretrizes da Agenda 21 paranaense.

O plano é desenvolvido pelo Instituto para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania (Idesc) para os 32 municípios do Vale do Ribeira ? sete situados no Paraná e mais 25 em território paulista.

Entre as prioridades apontadas pela Agenda 21 e pelo plano estão o combate à pobreza, a democratização da participação e a integração das políticas ambientais às demais políticas praticadas na região. ?Em outras palavras: geração de emprego e renda, titulação de terras, apoio à agricultura familiar e conservação da biodiversidade?, explicou o secretário.

Cheida destacou em sua apresentação a reativação do Instituto de Terras e Cartografia do Paraná (ITC) e o trabalho de regularização fundiária realizado pela Secretaria do Meio Ambiente. ?A regularização fundiária no Estado será um grande desafio. Ela permitirá que possamos fazer a inclusão social, principalmente das famílias que possuem o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Estado, como as que habitam o Vale da Ribeira, por exemplo?, enfatizou o secretário.

De acordo com o representante do Idesc, Ronaldo Ribeiro, o plano de desenvolvimento ainda está em processo de elaboração. ?Estamos na fase de sensibilização e mobilização de sociedade e governo para que possamos estipular metas coletivamente e cumpri-las efetivamente?, disse o representante.

Para a coordenadora estadual da Agenda 21 Paraná, Schirle Margaret dos Reis Branco, três conceitos devem ser considerados antes de qualquer decisão. ?Devemos avaliar se a proposta é economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta?, completou Schirle.

?Mas já podemos adiantar que o trabalho de regularização que está sendo desenvolvido demonstra que as políticas estão na direção certa?, afirmou Ronaldo.

Durante o evento, o secretário assinou um protocolo de intenções com a prefeitas de Tunas do Paraná e Bocaiúva do Sul, Nalinez Zanon e Lindiara Berti, respectivamente, para articular ações governamentais e não-governamentais do Vale do Ribeira.