O Portal da Democracia, movimento formado por 13 entidades representantes de classe e de profissionais do Paraná, vai comemorar o Dia da Democracia, na próxima quarta-feira (25), com evento interativo entre vários municípios do Estado. A idéia é fomentar discussões e reflexões sobre o tema a partir de solenidade em Curitiba, com recepção e participação de público em pontos instalados nas cidades de Londrina, Maringá, Cascavel, Toledo, Campo Mourão, Pato Branco, Guarapuava e Ponta Grossa.

O evento terá início às 8h30 com a palestra do professor doutor em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Ricardo Costa de Oliveira, contextualizando a democracia no Brasil e abrindo espaço para discussão a respeito do tema entre os participantes de todas as localidades.

Em seguida será lançado o espaço diálogo on line no site www.portaldademocracia.org.br, que é o principal instrumento de difusão do movimento. A primeira iniciativa será um bate-papo sobre democracia, para o qual representantes dos candidatos que disputam o governo do Paraná e o governo federal foram convidados para participar. O Chat entra no ar logo após o encerramento do evento interativo, aberto a todos os interessados.

O Portal da Democracia foi lançado em agosto deste ano, com o propósito de difundir conceitos e práticas da Democracia – fundamentais para estimular a cidadania. Sem conotação partidária, o movimento programa diversas ações voltadas a promover a democracia. As 13 entidades representam cerca de 300 mil associados no Paraná.