A Prefeitura de Curitiba já está com toda a infra-estrutura organizada para o Mundial de Atletismo do Trabalhador, que vai acontecer na cidade nna quinta e sexta-feira da semana que vem (dias 8 e 9). O evento, realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), vai reunir cerca de 450 trabalhadores atletas, de dez países.

A Curitiba SA, que executa a política municipal de desenvolvimento econômico, foi designada pelo prefeito Beto Richa para coordenar as ações da Prefeitura no Mundial de Atletismo do Trabalhador. Estão envolvidas as secretarias municipais de Saúde e a de Esporte e Lazer, a Urbs, a Fundação Cultural e o Instituto Curitiba Turismo.

"Há quase dois meses estamos trabalhando na organização da logística que será oferecida durante o evento. Estamos preparando uma estrutura de primeiro mundo", diz o presidente da Curitiba SA., Juraci Barbosa Sobrinho.

As provas do Mundial de Atletismo do Trabalhador vão acontecer no Centro Universitário Positivo (Unicenp). Para facilitar o acesso dos competidores e visitantes ao local, a Urbs manterá em atividade a linha de ônibus Campo Comprido-Unicenp, que normalmente não funciona nos finais de semana e feriados. A Diretoria de Trânsito (Diretran) também estará trabalhando para fazer o controle do trânsito na região do Unicenp e dos hotéis.

A Secretaria Municipal da Saúde instalará no local uma estrutura para atendimento aos atletas e ao público. Haverá ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), um médico, três enfermeiros, três auxiliares de enfermagem, um socorrista e um motorista do veículo.

Equipes da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer vão acompanhar os atletas durante o mundial. Além disso, a secretaria disponibilizará brinquedos gigantes para recreação e fará apresentação do programa Curitiba Ativa, que mostra a importância da atividade física na vida das pessoas.

O Instituto Curitiba Turismo, por sua vez, já providenciou material de divulgação dos pontos turísticos da cidade, em português e inglês, para distribuição aos atletas nos hotéis. Além disso, organizou dois roteiros turísticos que serão realizados no dia 6, para visitas a pontos localizados na Linha Turismo.