A Câmara de Vereadores de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foi ocupada no fim da tarde desta terça-feira (8) por cerca de 25 estudantes secundaristas contrários à PEC do Teto de Gastos. A ocupação ocorreu logo após o encerramento da sessão plenária. Segundo a assessoria da Casa, será pedida de reintegração de posse do prédio nesta quarta-feira (9).

Ainda no início da noite desta terça-feira, os secundaristas e integrantes da Mesa Diretora da Câmara negociaram o espaço que seria ocupado pelos estudantes. De acordo com a assessoria, os ocupantes devem ficar apenas na área do plenário, o que não inviabilizaria o trabalho administrativo. Como a Câmara da cidade realiza apenas uma sessão por semana, a ocupação também não irá atrapalhar os trabalhos em plenário desta semana.

Negociação

Nesta quarta-feira os estudantes terão uma reunião com os vereadores para apresentar suas reivindicações. A intenção é saber quais são as demandas dos estudantes e como a Câmara do município pode levar isso ao Congresso. A reunião estava inicialmente marcada para quinta-feira (10), mas devido à ocupação ela foi adiantada.

A ocupação da Câmara de Vereadores de Colombo ocorre no momento em que o movimento de ocupações perde força no Paraná. No fim da manhã desta terça-feira, 27 escolas em todo Paraná seguiam ocupadas, segundo levantamento da Secretaria Estadual de Educação. No pico do movimento, as ocupações atingiram 831 instituições.