O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), realizará no dia 27 de setembro, em Londrina, o seminário ?Riscos Climáticos e Estiagem no Paraná?, com o objetivo de reunir pesquisadores, técnicos e produtores interessados em compreender melhor a ocorrência do fenômeno, conhecer avanços da pesquisa, trocar experiências e debater políticas para convivência com esse evento climático.

A reunião ?faz parte de uma série de ações da Seab contra os efeitos da estiagem?, afirma Arnaldo Colozzi Filho, diretor de pesquisas do Iapar. Instituto Simepar, Instituto Emater-PR e Deral são outros órgãos públicos envolvidos na viabilização do encontro.

O clima mudou?

Para o pesquisador Rogério Teixeira Faria, coordenador do seminário, ?essa é a grande pergunta, e vamos investir boa parte do evento para esmiuçar a questão?, afirma. Faria também conta que o encontro terá um módulo dedicado às alternativas para conviver com as estiagens, em que será privilegiada a apresentação de tecnologias já consolidadas pela pesquisa, ?que podem ser facilmente adotadas pelos produtores?, explica. Um painel de debates sobre políticas e estratégias para enfrentar esse tipo de fenômeno vai encerrar o encontro.

As inscrições para o seminário ?Riscos Climáticos e Estiagem no Paraná? podem ser feitas somente via internet, pelo endereço www.iapar.br. As vagas são limitadas.

Serviço

Seminário ?Riscos Climáticos e Estiagem no Paraná?. Horário: 8h às 18h. Local: Centro de Difusão de Tecnologias (CDT), localizado na sede do Iapar, em Londrina (Rodovia Celso Garcia Cid, km 375, saída para Curitiba).