A Faculdade de Artes do Paraná (FAP) divulgou nesta terça-feira (03) a lista dos aprovados na primeira fase do vestibular para o curso de cinema. Dos 293 candidatos inscritos, 222 foram selecionados para a 2ª fase. O resultado pode ser encontrado no site www.fapr.br ou na sede da Faculdade. O ensalamento para a segunda fase também já está disponível no mesmo endereço eletrônico.

A segunda etapa do vestibular será realizada no próximo domingo (07), às 13h30, na sede da FAP – Rua dos Funcionários, 1357, Cabral. Nesta etapa serão cobrados conhecimentos específicos de cinema e para isso o candidato deverá assistir quatro dos seis filmes listados pela faculdade. O resultado será divulgado dia 11 de agosto e as aulas terão início dia 22.

O curso, criado pelo governador Roberto Requião, está sob a coordenação da atriz, diretora e produtora de cinema Ittala Nandi, a Escola Superior Sul Americana de Cinema e TV ? CINEPR, foi criada com o objetivo de transformar Curitiba em um pólo da indústria cinematográfica.

A Escola de Cinema irá oferecer aulas de fotografia, história da arte, interpretação, edição e montagem de filme, entre outras matérias. A sede do curso será no Parque Newton Freire Maia, em Pinhais, que foi adaptado e já está com suas obras concluídas. O local é amplamente servido pelas redes de ônibus que ligam Curitiba ao município da Região Metropolitana.

Os professores que formarão o corpo docente já foram escolhidos. Entre eles estão profissionais altamente qualificados, como o cineasta, professor e dramaturgo, Hugo Mengarelli, responsável pela realização de mais de 26 filmes. Também darão aulas na escola de cinema o crítico, cineasta e editor do Caderno 2, do Estado de São Paulo, Evaldo Mocarzel. Maiores informações no site www.fapr.br ou pelo telefone (41) 3253 3228.