A Secretaria Especial de Relações com a Comunidade traz à Curitiba a 26.ª Feira de Serviços, que percorre o Paraná há dois anos levando cidadania e programas de inclusão à população. O evento – que também inclui recreação e atividades culturais – faz parte da programação da Semana da Pátria e será aberta nesta sexta-feira (1º) em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico. A feira prossegue até o dia 7, das 9 às  17 horas. É a segunda vez que a feira atende Curitiba e a Região Metropolitana.

De acordo com o secretário Milton Buabssi, baseado nas realizações anteriores da Feira de Serviços, a perspectiva é positiva em torno desta edição. ?Um diferencial nessa etapa é a ampliação no número de serviços oferecidos, pois conquistamos novos parceiros que hoje, voluntariamente, se prontificam a participar da feira?, afirma referindo-se a parceria firmada com o Hospital de Olhos do Paraná e a Universidade Paranaense – Unipar, campus Umuarama.

Dois milhões – Nestes dois anos de realização do evento, mais de 2 milhões de atendimentos já foram realizados, beneficiando principalmente as famílias mais carentes. A primeira vez que a feira foi instalada em Curitiba, também na Semana da Pátria do ano passado, o programa realizou mais de 360 mil atendimentos, para cerca de 165 mil pessoas.

Nesta edição, a feira contará ainda com diversas entidades, tanto do setor público como da iniciativa privada, como o sistema Fecomércio, Sesc e Senac. O Senac está trazendo 15 alunos da escola de cabeleireiros, 10 manicures, cinco instrutores e cinco funcionários para trabalharem na feira.

De acordo com o assistente administrativo Jairo Almeida Oliveira, responsável pelo apoio técnico da equipe, a soma de esforços e a troca de serviços são enriquecedoras. ?Nesta tarefa, todos trabalham pelo mesmo objetivo. O que chama atenção nessa Feira de Serviços é a seriedade com que se atende às comunidades?, ressaltou.

Juntamente com a Secretaria de Relações com a Comunidade e parceiros como o Teatro Guaíra, Sesc e Senac, organismos governamentais e não-governamentais e prefeituras também estão envolvidas. ?São prefeituras já se organizaram com o cadastro das comunidades, bem como com o arranjo de caravanas para facilitar o acesso de pessoas ao local?, revela Buabssi.

Quem quiser participar da 26.ª Feira de Serviços pode se cadastrar pelo Portal da Comunidade, programa de inclusão digital da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, que está instalado em vários pontos de Curitiba e Região Metropolitana. ?É importante que as comunidades procurem as associações de bairros que integram o Portal para obter informações bem como realizar o cadastro?, acrescenta o secretário Milton Buabssi. O endereço na internet do portal é www.portaldacomunidade.pr.gov.br .