Recife – Mais de 100 tecnologias desenvolvidas por pesquisadores de dez unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que podem ajudar a elevar a produtividade agrícola no semi-árido nordestino, vão ser apresentadas na próxima semana a agricultores familiares e empresários durante a feira Agrishow.

A promoção, a ser aberta terça-feira pelo ministro da agricultura, Luiz Carlos Guedes, na unidade de Serviços Tecnológicos da Embrapa, a 40 km de Petrolina (PE) e da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

De acordo com o diretor da Embrapa, Pedro Gama, a inciativa vai contribuir para aumentar os níveis de produção e sustentabilidade da agropecuária na região seca do Nordeste, a partir da visibilidade que dará ao trabalho desenvolvido pelos pesquisadores.

Uma área de 12 hectares da Embrapa foi reservada para demonstração, em campo, de técnicas inovadoras de aproveitamento racional dos recursos hídricos e pastagem. Já a programação científica abrange quatro fóruns de debates. Entre os temas figuram o programa do biodiesel, redução da evaporação em reservatórios de água, uso múltiplo da mandioca e processamento de derivados de leite de cabra.