O programa "Fera Verão" está realizando atividades recreativas e educacionais às crianças e adolescentes em 73 colégios de 47 municípios do Estado. Da mesma forma como o programa "Escola Verão", monitores são responsáveis pela organização das atividades que ocorrem todas as tardes até o dia 05 de fevereiro.

Segundo o coordenador do programa, Márcio Bernardes de Carvalho, os estudantes da rede pública de ensino e a comunidade estão participando do programa ativamente. "Na média geral do Estado, em cada colégio estão participando das atividades 100 crianças e adolescentes", disse.

Para Lisemar Kaleski, monitor do programa no Colégio Moradias Monteiro Lobato, no bairro Tatuquara em Curitiba, o programa tem grande importância para a comunidade. "Estamos atendendo crianças de três anos até adolescentes de 16", ressalta, e conta que a comunidade está ajudando muito. "A Fundepar disponibilizou alimentos para as crianças e temos também o reforço de um mercado da região que doou pães e salsichas para o lanche das crianças", disse.

Já Fabiano Lopes Teixeira, também monitor, defende as atividades como uma forma de tirar as crianças da rua, das drogas e do crime. "A maioria vem aqui para comer e brincar. Essa é uma região muito carente", relata Zildinha Lopes Teixeira, monitora voluntária. A diretora do Colégio, Ivone Tagliari Chandoha, garante que as crianças não têm espaços para brincar. "O que acontece é que se a escola não abre eles vão brincar na rua", disse.

Escola vizinha

No Colégio Guilherme Albuquerque Maranhão, que também sedia o programa na região, crianças e adolescentes divertem-se jogando volei, futsal, xadrez, tênis de mesa e futebol de botão.

Segundo Márcio Leandro Nogueira, monitor, campeonatos tem agitado as tardes. "Realizamos constantemente campeonatos de futsal, vôlei e de xadrez", disse.