As inscricões para o II Festival Internacional de Humor Gráfico das Cataratas do Iguaçu foram prorrogadas e terminam no próximo dia 15 de novembro. Artistas gráficos profissionais ou amadores podem enviar até três trabalhos com o tema Turismo, em categoria única, cartum, pela internet ou pelo correio, gravados em CD, preservando assim os originais. As inscrições devem ser feitas de acordo com o regulamento, que está no site www.humorfalls.com.br.

Assim como na primeira edição, as principais estrelas do humor nacional e internacional e gabaritados profissionais de comunicação estarão em Foz do Iguaçu para prestigiar o Festival das Cataratas. Entre os convidados, o escritor Luís Fernando Verissimo, o cartunista Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica, o cantor Falcão, o publicitário Washington Olivetto e o humorista Bussunda, do Casseta e Planeta, são nomes praticamente confirmados.

As portas do hotel Bourbon Cataratas serão abertas ao público para a exposição dos cartuns selecionados no Festival na quinta feira, dia 25 de novembro. Uma mostra paralela homenageia o cartunista Henfil, no ano em que completaria 60 anos e outra traz o resultado dos principais salões de humor do Brasil. A sexta feira será dedicada à palestras e o sábado ao Fórum “Humor em todos os sentidos”, onde será debatida a importância do humor nas mais diversas áreas: música, literatura, TV, teatro, cinema e, é claro, nos salões de humor, que acontecem há mais de 30 anos com regularidade no Brasil. O fim de tarde no Bar do Cartum será dedicado ao lançamento de livros, como “Entre sem bater ? o humor na imprensa brasileira”, do jornalista e escritor Luís Pimentel. Também levarão títulos Paulo Caruso, e o trio Angeli, Laerte e Adão.

À noite do dia 28 de novembro, sábado, vai revelar os cinco vencedores, que levam juntos 20 mil dólares, sendo 10 mil para o primeiro colocado. Ziraldo Alves Pinto, presidente de honra do evento encabeça o júri de premiação. Depois tem show do Conjunto Nacional integrado pelos irmãos Chico e Paulo Caruso, Aroeira, Luís Fernando Verissimo e banda.

Em 2005, a exposição dos trabalhos selecionados segue itinerante às cidades de Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer, São Paulo, no Memorial da América Latina, e Belo Horizonte, na Casa do Baile. O II Festival Internacional do Humor Gráfico das Cataratas do Iguaçu é uma realização do Iguassu Convention & Visitors Bureau, com apoio do Ministério do Turismo, do Governo do Estado do Paraná e da Prefeitura de Foz do Iguaçu. Além disso, é o único evento do gênero a fazer parte do calendário oficial da Embratur.